quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Notas sobre os resultados das eleições americanas


1. Obama venceu. Não por causa da economia. Ganharia, muito provavelmente, sem este meltdown. A economia apenas garantiu a vitória folgada. A vitória em si veio de uma campanha inovadora, activa e inventiva. Bem organizada e sempre com as decisões correctas. Foi aqui que Obama venceu.

2. A derrota de McCain foi a melhor coisa que lhe poderia ter acontecido. Assim, volta ao Senado, com o mesmo respeito dos democratas e ainda maior respeito da parte dos republicanos. Será um líder incontornável e será extremamente útil a Obama.

3. Anseio por ver Sarah Palin a concorrer às eleições de 2012, como pretendem os seus apoiantes. Será reduzida à sua insignificância de candidata a viver da direita conservadora e radical e não passará das primeiras primárias. E acabar-se-à esta parvoíce.

4. Obama vai ter que cortar em muitas das suas promessas. Não tenho muitas expectativas em relação à sua presidência, pelo que tudo o que venha a fazer de forma diferente de Bush será uma vantagem. A diferença estará aí, na atitude. E a mudança começará também por esse lado.

5. A razão para a esquerda gostar de Obama tem tudo a ver com a sua cor e as suas origens e o seu percurso. É por não ser possível ver tais personagens na política europeia que Obama fascina. Porque representa aquilo de que os europeus gostam na América.

6. Prevejo um decréscimo nas audiências do The Daily Show a partir do momento em que Bush saia da Sala Oval.

Sem comentários: