terça-feira, 28 de outubro de 2008

Futebol 3


Já que estamos nesta de Cristiano Ronaldo, refira-se que os prémios que ele ganhar esta época são sobejamente merecidos. Deu uma Liga Inglesa e uma Champions League a um Manchester United pouco mais que médio sem ele. Pelo meio foi o melhor marcador europeu (no sistema de pontos) a partir da posição de extremo e repetiu a graça na Champions League. Ainda conseguiu, ao pé-coxinho, marcar um golo e estar em mais dois ou três durante o Europeu. Numa época qualquer normal, bastava-lhe metade do ano para arrebatar os títulos todos.

E esta é uma época normal, especialmente porque ninguém se distinguiu na selecção espanhola que foi campeã europeia. O único que lhe faria mossa seria o Fernando Torres, mas o Liverpool ficou em quarto e foi chutado da CL. Desta forma, entreguem ao rapaz os prémios todos que ele merece.

Ainda assim não se julgue que ele é o melhor. Neste momento, o melhor do mundo, aquele que mais decide, é o Messi, quer se queira quer não se queira. O chato é que tanto anda ligado como desligado, ao contrário do Ronaldo, a quem basta um sprintezinho para deixar a equipa toda em sentido e convergir sobre ele todo o exército nacional do país onde esteja a deslumbrar a bola. O que vai decidir a contenda sobre quem é o melhor jogador da actualidade vai ser o departamento médico e de preparação física do Milan. Porque no dia em que Ronaldo de Assis Moreira, vulgo Ronaldinho, recuperar a forma que teve no Barcelona, esqueçam a eleição de melhor do mundo para o que resta desta década. E depois esqueçam também a próxima década, que será era de Messi.

Ronaldo poderá ser um dos grandes da história do futebol, mas tem um azar: vive num período em que dois dos mais talentosos futeblistas de sempre passeiam a sua classe. Ronaldo poderá já ser o melhor jogador português de sempre, mas Ronaldinho e Messi poderão também já ser os segundos melhores jogadores de sempre do Brasil e da Argentina. E nisto de talentos, ser o segundo melhor daqueles países fica a léguas de ser o melhor deste rectângulo.

Sem comentários: