sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Era de Queirós


Confesso que não tinha ficado muito entusiasmado com a escolha de Queirós para o cargo de seleccionador. Sempre o achei um treinador limitado, especialmente na leitura táctica dos jogos (o famoso 6-3 do Benfica ao Sporting em Alvalade foi tão responsabilidade dele como de João Pinto). Só que, depois de 6 anos de Scolari, até aceitaria o regresso de António Oliveira.

Os primeiros jogos da selecção, no amigável contra as Ilhas Faroé e no jogo de qualificação contra Malta, surgiram os traços habituais de Carlos Queirós. Antes de mais, olho para os jogadores. Chamou Danny, Antunes e Carlos Martins e deixou Quaresma e Ricardo de fora, porque não estavam a jogar. Depois, viu-se organização, ideias bem definidas e estrutura flexível, feita por um treinador que sabe que colocar jogadores em campo implica mais que dar palestras motivacionais.

O problema foi contra a Dinamarca. Só que não foi especialmente de Queirós. Falhar golos à farta é típico das selecções portuguesas e já acontecia com Scolari. Sofrer golos de bola parada idem. As substituições é que foram o problema, embora eu não esteja certo que Scolari as fizesse diferentes. O grande erro, a meu ver, foi ter feito sair Hugo Almeida (embora pudesse estar já estoirado) e em ter escolhido Simão para entrar Danny em vez de o ter feito com Nani. Nani desaparecera do jogo há muito tempo e Simão é mais experiente e lutador, pelo que teria sido mais útil. Já a entrada de Moutinho tinha perfeita lógica: conservar a bola e assim evitar que a Dinamarca atacasse. A entrada de Bruno Alves não mudaria nada. O primeiro golo é de bola corrida, no segundo os centrais falham juntamente com Quim e o terceiro até surge de um alívio após o canto, onde a falha foi não existir um... médio à frente da área.

Perder com a Dinamarca foi chato, mas a equipa jogou bem. Vamos a ver se consegue ganhar mais uns minutos e qualificar-se sem problemas. Scolari andou dois anos a perder com equipas medianas antes de no Euro2004 se decidir a jogar com a equipa que Mourinho aperfeiçoou. Queirós tem ainda mais uns 15 meses até ao fim da qualificação. Para já, não estou preocupado. Esperemos.

Sem comentários: