domingo, 17 de agosto de 2008

O que é isto?*


A final dos 100 metros de ontem foi algo de estranho. Bolt arrancou de forma medíocre, acelerou e, a uns 40 metros da meta, decidiu abrir os jogos e começar a correr em forma de gozo (real, porque estava a gozar uma vitória garantidíssima). Aqueles últimos 30 metros, a bater no peito, de braços abertos, costas para trás e joelhos bem levantados, foram tão rápidos quanto os dos que vinham atrás, a correr disparados para a prata e a dar tudo quanto tinham. E mesmo assim desceu dos 9,7 s. Sem vento!!! Sem competição real. A curtir. Com um arranque medíocre. E tendo começado a correr a distância ainda este ano. E há um mês ainda nem sabia se devia correr a distância.

O que sucedeu ontem em Pequim foi história. Bolt, se decidir correr os 200 e os 400 metros (mais estafetas) pode tornar-se numa figura ainda maior que Phelps. E com boa razão. Mas também surgiu ali algo de estranho. Um puto de 21 anos que faz aquilo é suspeito. É difícil acreditar naquele resultado. O Guardian dá a notícia falando constantemente de suspeitas. As mesmas que eu subscrevo. E que me permitem dizer que Bolt deveria ser impedido de correr no futuro. É que se ele não estiver dopado, então é um extraterrestre. E estas competições são para humanos.

* - título roubado ao maradona, tal como a fotografia.

PS - se Bolt repetir tal prestação nos 200 metros, sabendo que os segundos 100 metros são sempre mais rápidos que os primeiros, poderá estilhaçar o recorde do Michael Johnson (a saber, 19,32 s, algo de inacreditável por si só). Se isso suceder, o melhor é retirar-se, porque ninguém o nome dele ficará ao lado dos de Florence Griffith-Joyner e de Marita Koch.

Sem comentários: