sábado, 31 de maio de 2008

Ai as dores

O jogo de hoje da selecção nacional deveria servir de case-study para qualquer estudante de futebol sobre o que não fazer em termos tácticos. Enfiar o Ronaldo a ser apoiado pelo Paulo Ferreira é o mesmo que colocar pneus recauchutados num fórmula 1. O Nuno Gomes só serve, neste momento, para passar bolas. Por isso mesmo há que dizer ao Deco que fazer tabelas à entrada da área não dói nada, é só uma piquinha. O único que parece saber o que significa "entrar no espaço vazio" é o Simão, claramente o jogador mais inteligente da selecção do meio campo para a frente. Minto, o Moutinho anda perto. Além de ser esforçado, o catraio.

As substituições provam que Scolari teve morte cerebral há umas décadas mas ainda ninguém lho disse para que não se percam os contratos publicitários. Substituir um ou outro tudo bem. É possível que o Deco e o Petit tenham de jogar com o Meireles ou o Veloso num jogo ou outro mas, sejamos sinceros, se não esperamos nunca ver aquele meio campo Veloso-Meireles-Moutinho a jogar no Euro, para quê colocá-lo em campo? O mesmo vale para a dupla Alves-Meira. Mais valia experimentar o Jorge Ribeiro a defesa esquerdo que é para isso que ele vai. Já o 4-4-2 deve realmente ser explorado, mas convém dizer que jogar com aquele 4-4-2 com dois alas reais e sem organizador de jogo é uma impossibilidade total na selecção.

Scolari é um idiota e vai dar cabo desta campanha. Espero bem estar enganado. Ronaldo, o melhor do mundo, vai ser um flop. Simão vai para o banco ao fim do primeiro jogo e vamos ver Quaresma a despachar trivelas para o resto da competição que vão ser a única coisa para se ver, uma vez que isso só vai fazer a equipa deixar de jogar como tal (falta o Lucho para lhe mandar dois berros). O Ricardo é um frango à espera de acontecer. Além disto tudo, Scolari não tem líder. Ronaldo deveria ser o capitão, mas não lhe dão a braçadeira.

Como disse, isto vai dar merda. Da grossa. Espero estar errado, mas creio que não. Depois disto, que o leve o Chelsea que o russo está a precisar de quem berre com ele.

Sem comentários: